domingo, 15 de fevereiro de 2009

Equilíbrio

Há não sei quantos milhões de anos atrás, na época em que ainda existiam uns seres muito esquisitos chamados dinossauros algo aconteceu para que estes se extinguissem por completo da face da terra. Existem várias teorias, mas uma delas diz que foi devido aos vulcões e é acerca dessa que vou falar. Então e reza a lenda que naquela altura muitos vulcões entraram em actividade expelindo para a atmosfera grandes camadas de gazes e detritos que se foram espalhando pelo ar de tal forma que a terra acabou por ficar toda coberta de cinza no ar formando uma especie de manto que acabou por impedir o sol de entrar. Embora o calor gerado pelos vulcões fosse muito, nunca seria suficiente para manter o planeta à mesma temperatura e como os raios solares nao conseguiam entrar a temperatura começou a descer dando origem a uma epoca glaciar. Tudo ficou coberto de neve, os dinossauros que tinham sobrevivido aos gases e cinza começavam agora a sucumbir. Mesmo aqueles que resistiam ao frio acabavam por não ter forma de se alimentarem e morriam tambem. Com o passar dos anos, alguns milhoes de anos, o sol foi conseguindo voltar a entrar na Terra voltando a aquecer o planeta aos poucos. o gelo começa entao a derreter, os rios a correr, o oceano volta a ganhar vida e com o desenvolver das especies tudo volta ao normal muito lentamente. Tudo se encontra equilibrado de novo!

 

Tudo na vida necessita de equilibrio e para esse equilibrio existir é necessario que existam opostos que interajam naturalmente. Não é preciso pensar muito para verificar que de facto tudo o que nos rodeia se baseia nesse principio. Ora vejamos na matematica por ex, a adição é o oposto da subtracção, a multiplicaçao, da divisao, a potencia, da raiz… Na fisica temos o exemplo das forças como a conhecida “força normal”, o atrito, que tende a contrariar o sentido do movimento.
Se pensarmos bem chegamos à conclusão que tudo aquilo que conhecemos como sendo opostos fazem parte deste equilibrio que a vida tem. Paz – guerra, sorte – azar, abrir – fechar, Aquecer – Arrefecer, memorizar – esquecer, ganhar – perder, subir –descer…
     Ao contrario de que muita gente pensa, o contrario de amor não é ódio, é indiferença. Para os que ainda não acreditam entao digam-me, Amam aqueles que nao conhecem? Não? entao isso significa que os odeiam? humm… nao me parece… Eles são indiferentes pois claro. É por esta razão que eu não me importo quando me dizem coisas feias, e me insultam. Eu sei aquilo que sou, e se se riem de mim por ser diferente, eu rio-me deles por serem todos iguais. Além disso se se dão ao trabalho de tanto é porque marquei a diferença na vida deles e então se me continuam a insultar/criticar é porque de facto não lhes sou indiferente, e isso faz-me sentir vivo. Muitos que acabaram de ler isto devem estar a pensar que se calhar me meti em confusões com alguém mas não, está tudo bem comigo, apenas me apeteceu falar disto porque quando muitos terminam relações de namoro acabam por ficar chateados e são capazes de dizer barbaridades um ao outro que não correspondem à realidade. Criticarem-se so demonstra que a outra pessoa ainda é importante na vida dele, e se critica é porque acha que algo deveria mudar. Nada melhor que uma conversa e bom senso à mistura para resolver estas situações que são cada vez mais comuns e continuarão a ser.

  Se tudo no mundo tem tendência a procurar o equilíbrio então porque é que eu também não o deverei fazer? Seria muito parvo se não o fizesse. Tenho noção que se por vezes acontecem coisas más, por outro lado também irão acontecer coisas boas. Eu pelo menos tento pensar assim ou sou o único que não pode ter direito ao mesmo que tudo o resto tem?! 
Posso dizer que tou de consciência tranquila em relação a isso, costumo pensar muito em tudo um pouco e acima de tudo tentar compreender e se agora escrevo isto não é por mim, é porque talvez haja alguém que ainda não tenha encontrado a estabilidade que necessita e que de alguma forma assim compreenda naturalmente tudo tende a estabilizar. Talvez seja apenas uma questão de tempo, de aproveitar novas oportunidades ou simplesmente apenas seja preciso encarar a vida com outros olhos, de preferência menos pessimista.

Bem, já é tarde e ja falei demais para explicar algo tão simples. Como agora não me ocorre nenhuma frase filosófica de ultima hora vou ser “inovador” como eram os gajos do Dragonball Z: Não percam o proximo episódio porque eu… também não.

beijinhos pras meninas (pros meninos hoje não vai nada porque estou a ficar sem tinta na caneta)

1 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o texto. e tens toda a razão.
há um textinho que o Voltaire escreveu e que tu me fizeste lembrar com este post. não sei ao certo, mas dizia algo do género: é melhor ter inimigos que amigos. se tens inimigos é porque tens inúmeras qualidades que esses te invejam, e por isso, criticam-te.

era algo do género. :)
enfim,... thanks pelo comentário e pela compreensão.