domingo, 15 de fevereiro de 2009

20 Anos

Existem sempre as datas e idades que marcam mais a vida de uma pessoa, para muitos uma dessas datas são os 18 anos pois ganham-se novos direitos, ja se pode tirar carta, confuzir, ir preso… mas acima de tudo porque agora podemos ser vistos pela sociedade com outros olhos, talvez agora as pessoas sejam capazes de nos encarar mais como adultos e tratar-nos com mais respeito. Mas aos 18 anos embora não pareça a nossa vida ainda se encontra algo limitada. É com essa idade que, por norma, se termina o ensino secundário e então existem duas opções, ou se continua a estudar para se tirar um curso superior ou se vai trabalhar. Se vamos trabalhar somos inexperientes, de nada vale termos os 18 anos e muito provavelmente iremos passar os proximos anos agarrados a esse emprego mais por necessidade do que por ambição. Eu considero-me mais ambicioso, nao sou da opinião que trabalhar sempre a fazer o mesmo seja vida. Por isso optei pelo ensino superior ja que tive essa opção, coisa que muitos infelizmente ainda nao têm, seja por questões monetárias, familiares etc etc. Nesta situação tenciono um dia poder vir a exercer mas nunca num trabalho monotono. Para fazer sempre a mesma coisa temos as maquinas, para inovar temos o Homem. É claro que este tipo de ambição não se conquista porque apenas ja temos 18 anos. Embora a nossa prespectiva sobre um mundo possa mudar um bocado ela ainda está muito “verde” e é a partir daí que nos começamos a inserir na sociedade de outras formas, com outros contextos.
No passado dia 12 de Fevereiro fiz os meus 20 anitos, a idade em que ja devemos ter juizo como muitos dizem. Quase todas as pessoas que se lembraram de mim e me vieram dar os parabens faziam a mesma pergunta: “Qual é a sensação de se ter 20 anos?”. A resposta é simples:
Quando fazemos 20 anos apercebemo-nos que não nos conseguimos lembrar do que nos conseguiu manter ocupados nos ultimos anos poque estes parece que passaram a voar, ficamos com a noçao que se vivermos de novo o que ja vivemos até hoje seremos considerados Quarentões e já que o tempo parece passar a voar convem tambem aproveitar todos os dias que se seguem da melhor forma. O que eu não entendo é porque razão é que as pessoas so se lembram que temos uma certa idade no dia do nosso aniversário. Para mim os meus dias de anos sempre foram dias normais (este foi diferente porque é o primeiro que me lembro que não fiz teste de matematica nem sequer tive aula) e sempre os encarei como dias perfeitamente normais. A unica diferença é que no meu dia de anos podia ver quem é que se lembrava de nós e tambem porque assim tenho uma desculpa pra sair com os meus amigos e fazer o que bem nos apetecer. A unica diferença que os 20 me trouxeram foi a noçao que so temos 20 anos uma vez (20 anos como quem diz mais coisa menos coisa) e talvez seja esta a fase da vida que mais devemos aproveitar, quer seja por ainda sermos relativamente nosvos, quer seja por não termos demasiadas responsabilidades em cima e por termos pela frente um conjunto de oportunidades que devemos aproveitar.

Eu quero aproveitar bem os 20 anos enquanto é tempo, e tu?

5 comentários:

Anónimo disse...

eu pergunto-me: Como serei eu quando tiver 20 anos? Serei melhor ou pior pessoa? Estarei feliz ou infeliz? Ficarei deprimido na data ou alegre? Eu gostava de ter 18 anos para sempre...

Anónimo disse...

Sim, é verdade que só tens 20 anos uma vez... Mas também só tens 19, 18, 17, ... uma vez também! :D
Pronto, foi uma brincadeira, mas no fundo também quis dizer que não devemos estar à espera de termos uma determinada idade para aproveitar a vida! Se não a aproveitarmos hoje, amanhã vão haver coisas novas para fazer, e depois também, e vão aumentando as nossas responsabilidades, vamos ter cada vez menos tempo para nós, e acabamos por ir adiando tudo, e quando te sentas e olhas para trás, vês que podias ter feito tanto e agora é tarde... Claro que nunca é tarde, mas desperdiçar assim 20 anos é péssimo...
É como aquela rapariga que dizia que passava o ano todo à espera do verão, e quando este chegava, passava-o à espera do próximo... Mas sabia que não ia ter outra vida para aproveitar... (Quem é que terá dito uma coisa tão sábia? xD)

Vá, aproveita esses 20 antes que acabem (ok, ainda falta, mas não comeces já a adiar xD) e os próximos que virão =)
Beijinho! :)

Anónimo disse...

Ter vinte anos não é diferente de ter 18 ou 19. Temos que aproveitar cada dia que temos, cada hora e cada minuto porque nunca se sabe o que nos acontecerá amanha ou depois.

Nunca fomos aquilo que se pode de chamar "grandes" amigos. No entanto com o passar do tempo nunca mais falamos, principalmente depois daquela fase menos boa da tua vida.

Bem desculpa a "invasao" mas quando vi a foto lembrei me da festa de final de periodo da secundaria e bateram saudades.

Li os teus textos e fico feliz pela tua mudança. De certa forma percebo.

Aproveita todos os momentos bons e tenta passar por cima dos maus. Essa é a chave para a felicidade plena.

Mais uma vez desculpa "invadir" o teu espaço. E já agora os meus parabens super atrasados :P

Ze disse...

@João: Ter 18, 19 ou 20 é igual, o que importa é como enfrentas os problemas

@Ana: "É como aquela rapariga que dizia que passava o ano todo à espera do verão, e quando este chegava, passava-o à espera do próximo... Mas sabia que não ia ter outra vida para aproveitar... (Quem é que terá dito uma coisa tão sábia? xD)" Quem terá sido? lolol

@daniela: São boas recordaçoes sim. E aquela foto é uma das que mais gosto desse dia, acho que sabes quem é a personagem que lá está xD

Ter 20 anos não diferente de ter 12 ou 19 mas as pessoas que nos vêm dar os parabens parece que falam como se fosse uma idade diferente. No fundo os 20 anos são apenas uma forma que as pessoas têm de se referir a uma epoca que deve ser melhor aproveitada, daí o meu texto.

Espero que esteja tudo bem contigo, desde aquela fase minha "menos boa" que nao temos falado mt mas não por eu estar zangado ou que, pk não estou. Se aconteceram coisas menos boas entre nós não guardo rancores nem nd parecido. E acho que ta tudo dito ^^
Obrigado pelo comment

Brid disse...

Já tenho 20 tambem! Fi-los em dezembro, aiiiii como o tempo passa :| LOOL