domingo, 22 de março de 2009

Voluntariado

DSC00162

Muita gente que conheço por vezes diz que gostaria de fazer voluntariado. Quase todos referem África como destino e falam nisso de uma forma que na maior parte das vezes me da a entender que ainda não se deram ao trabalho de ver melhor como funciona isso. O que me leva a pensar tal coisa são as justificações que me dão quando lhes pergunto “Porque é que gostarias de fazer voluntariado?”. A maioria responde coisas do tipo: “porque quero ajudar aqueles que precisam, porque os pobrezinhos precisam de alguém que os apoie… “ entre muitas outras causas nobres e já não me sabem responder como é que o fariam, as despesas que iriam ter para poder ajudar (não me vão oferecer uma viagem a África se eu disser que vou fazer voluntariado, não se ponham com tretas), onde iriam ficar, durante quanto tempo e como iriam sobreviver num meio completamente desconhecido e que infelizmente está ainda agarrado a tantos problemas.
    Sou da opinião que se todos ajudarmos um pouco conseguimos tornar o mundo num local melhor, mas não acho que é desta forma que o vamos conseguir mudar. Isso seria o mesmo que tentar arranjar um barco que se está a afundar, tapando os seus buracos com fita cola…
Existem várias organizações cujo objectivo é auxiliar aqueles que precisam, seja disponibilizando meios para ajudar a desenvolver esses países menos desenvolvidos e a prestar auxilio, como a Cruz Vermelha ou até mesmo a um nível mais nacional, o Banco Alimentar.
    O que me incomoda nisto é as pessoas não saberem do que falam e acharem que vivem num mundo onde todos são amiguinhos uns dos outros. Ainda aqui a tempos ouvi alguém dizer que gostava de ir para África ajudar os pobrezinhos e não sei que mas quando essa mesma pessoa ia a passar na rua e um mendigo lhe pediu esmola ela virou-lhe as costas. Quer dizer… gostavam de poder ajudar os outros e então os nossos? esses que se desenrasquem é? Estou farto de ver gente a armar-se em bom samaritano e a ter atitudes deste genero, que falsas. E por muito que pense não consigo entender como é que conseguem abandonar muitos dos que gostam deles para ir ajudar estranhos. ja que querem tanto ajudar ao menos que ajudem primeiro os que estão proximos, e acima de tudo que se ajudem a eles proprios, isto porque também ha aqueles que querem ir fazer voluntariado porque a vida nao está a correr bem e recorrem a isso como escape, para fazer uma pausa.

 

Agora vem a parte que se calhar nunca se lembraram. Muitos dos que dizem que fazem voluntariado não o fazem só porque querem ajudar, embora o digam. África é um pais com muitas necessidades e com muito pouca gente habilitada para o fazer, e regra geral, são os estrangeiros que vão para lá fazer o seu trabalhinho ganhando muito mais dinheiro do que se o estivessem a fazer no seu pais. Entendo que não deve ser fácil, e até os admiro porque custa ficar tanto tempo longe da família, dos amigos e de tudo a que se está habituado. Muitos deles só o fazem para poderem dar à família uma qualidade de vida melhor até porque em tempo de crise convém aproveitar o que se puder. Acredito que muitas dessas pessoas, ja que estão a viver por lá durante longos períodos sem voltar ao pais de onde vieram, nos seus tempos livres se dediquem a voluntariado. Primeiro porque já que lá estão não custa tanto, segundo porque são coisas que entram para o curriculum e então contribui também para a sua carreira. Se ainda acreditam que há gente que vai para África exclusivamente para poder “ajudar” desenganem-se. se calhar os únicos que o fazem sem segundas intenções são os missionários mas por outro lado não gosto da forma como angariam voluntários (digamos que já tive problemas graças a isso mas é outra história).
    Portanto para concluir, antes de dizerem que vão fazer voluntariado pensem melhor no assunto, se acreditam que há gente capaz de dar sem receber, gente capaz de fazer algo sem segundas intenções e acima de tudo perguntem a vocês próprios o que é que já fizeram para ajudar os que vos são mais próximos antes de irem ajudar desconhecidos.

E chega de hipocrisia.

10 comentários:

Brid disse...

Gostei muito do texto :) Mas olha, os voluntários são supostos não ganharem nada né? Afinal, são voluntários xD (pelo menos, era suposto, acho)

Mas é verdade, há mt gente que precisa de ajuda dentro do nosso país, mas causa sempre mais impacto dizer que se vai ajudar as populações em africa... é sempre tudo uma questao de hipocrisia e, acredites ou não, de moda. Futilismo.

Anónimo disse...

isto realmente tá muito bem visto!
eu faço voluntariado todos os anos e nunca ganhei nada e nem quero, senão não se chamava voluntariado!

Outra coisa, há excepções, eu acho que sou muito boa pessoa nesse campo de ajudar. Eu ajudo SEMPRE que posso.
E sou da opinião que não é preciso pensar tão alto como ajudar os meninos de África(devemos ajuda-los claro), mas devemos também incutir desde cedo nas pessoas que ajudar, também o podem fazer aqui mesmo, mal saiam de casa ou até mesmo no próprio prédio. São valores desses que mudam o mundo. e se todos o fizessem, o mundo não estaria como está e todos tinham apoio que precisassem. Entendes?

Começar com algo mais pequeno mas com grande valor. Entendes?

É isso.
Kiss kiss,
Vanessa Mota

Anónimo disse...

done

Anónimo disse...

Muito obrigada x)
hahahah

e para retribuir o teu "serviço prestado":
Desde segunda que ando a tentar apresentar um trabalho, é sempre adiado para o di seguinte e no unico dia que eu pensava que não ia apresentar,...disseram-me que ja tinha uma horita marcada para apresentar a merda do trabalho ;P

João Miranda disse...

Ja fiz voluntariado, e admito, que o fiz mais por mim do que a quem o fiz. Mas não me sinto má pessoa por isso, até pelo contrário. É bom ajudar, se nos sentimos bem a fase-lo, melhor ainda.

Ze disse...

oh Miranda, ja fizeste voluntariado mas aposto que não precisaste de ir para África. É como me disseram, já começa é a ser mais moda que outra coisa. E que fique bem claro que não sou contra voluntariado.

Maria disse...

Há muito mais em dar do que em receber...
Servir do que ser servido.
O voluntariado vem de voluntade que significa vontade... e por isso é uma busca constante entre a minha vontade e a necessidade do outro. Em Portugal, em África ou até na China o importante é também nós estarmos bem pois só assim conseguiremos melhor Ser... para os outros

Anónimo disse...

huahah
não tás sozinho não xD

Anónimo disse...

Fiz voluntariado numa associação de animais abandonados.
Nunk tive i axo k nunk terei como "meta" ajudar as "criancinhas em Africa" ate pk s alguem kiser ajudar criancinhas k comece pelas de ca!

;)

PS- bgd pelos comment´s no meu blog... ;)

Bju

N. disse...

Fala-se em África pq lá a situação é diferente. No nosso país existem inúmeras necessidades e claro que é muito importante que se faça voluntariado cá, mas em Portugal a situação é diferente. Há sempre um vizinho, uma pessoa amiga capaz de ajudar...

E em África? Os vizinhos, amigos conhecidos estão todos na mesma situação e ajudar cabe mais aos de fora que propriamente aos conterranos. Por isso é que se fala tanto de África.

Não por ser "in"...porque requer muito mais coragem ir para longe e deixar tudo...se bem que tb é preciso ajudar quem está perto de nós.

é tudo uma questão de equilíbrio.

Tenho dito